Dúvidas Frequentes

O que é Jejum?

Jejum é a definição da necessidade de não se alimentar por um tempo determinado. Ele é requisito básico para uma série de exames laboratoriais e deve ser sempre respeitado. Ao consultar o sobre exames, aproveite para verificar a necessidade e o tempo de jejum recomendado para eles.

 

Então quanto mais tempo eu ficar sem me alimentar, melhor para o resultado do exame?

Não. Cada exame tem o tempo de jejum definido como necessário para a obtenção dos melhores resultados. Existem exames, inclusive, que sequer necessitam jejum. Jejuns muito prolongados podem vir a prejudicar o resultado final de alguns exames. As recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) orientam que, para amostras de sangue, deve ser evitado jejum superior a 16 horas.

 

Água quebra o jejum?

Não. Entretanto, deve-se manter o consumo normal de água, não sendo ingeridos volumes excessivos. Lembrando que os demais líquidos (sucos, cafés, iogurtes, leite, entre outros) interferem sim no jejum.

 

Exames com necessidade de jejum devem ser feito sempre pela manhã?

Nem todos. A coleta pode ser realizada inclusive à tarde, quando o tempo estipulado de jejum for alcançado.

 

Por que devo pressionar o local da coleta por 2 minutos?

A compressão do local da coleta venosa deve ser realizada para minimizar a possibilidade de aparecimento de hematoma (mancha roxa). O hematoma ocorre pelo extravasamento de sangue para o tecido sob a pele, oriundo do vaso sanguíneo. Ao comprimirmos o local da punção, minimizamos a possibilidade de ocorrer este extravasamento e, consequentemente, de surgir uma mancha roxa. Outros cuidados que devem ser observados após a coleta são: manter o braço estendido e não carregar peso naquele braço. Mesmo com estes cuidados, a formação de hematomas é a intercorrência mais comum da punção venosa e pode ter outras causas, como veias finas, delicadas, com muita pressão, uso de medicamentos que alteram a coagulação do sangue, entre outros.
 

Estou em período menstrual, posso realizar meus exames?

Depende. Para exames de sangue é possível. Inclusive, para algumas dosagens hormonais, é importante que o médico saiba em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado, para melhor avaliação dos resultados. Entretanto, para exames de urina, o ideal é deixar a coleta para 48h após o término do período menstrual. Em casos de urgência, recomenda-se a coleta com a utilização de absorvente interno.

 

O exame comum de urina deve ser colhido na primeira urina da manhã?

Geralmente, recomenda-se que a coleta de urina para este exame seja a primeira da manhã. Entretanto, amostras ao acaso são satisfatórias, desde que seja mantida uma retenção urinária mínima de 2 horas. Mas atenção, existem outros exames na urina, com orientações diferentes de coleta.


 

Sinto mal ao coletar sangue, como devo proceder?

O mal-estar no momento da coleta pode ser devido a uma queda de pressão ocasional, jejum prolongado ou stress. Portanto se você já passou por este tipo de situação informe ao profissional que estará realizando o procedimento, e a coleta será realizada com o paciente deitado a fim de evitar ou minimizar essa sensação.


 

Alguns médicos passam orientações diferentes do laboratório, quais devo seguir?

Uma orientação médica sempre prevalece sobre uma do laboratório. Nesses casos o paciente deve informar as condições orientadas pelo médico, no momento do atendimento.

 

A coleta sanguínea pode ser realizada em qualquer braço?

Sim. A coleta pode ser realizada em qualquer braço, será realizada sobre a veia mais adequada para a coleta e que não cause maior desconforto ao cliente.

 

Pode-se fumar antes da coleta dos exames?

Não, pois a nicotina altera uma série de exames hematológicos, hormonais e testes de curvas Glicêmicas.

 

Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?

Para a maioria dos exames e das crianças não. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum. Para os exames de Ferro Sérico e Triglicérides, deve-se colher em jejum de pelo menos 2 horas, e pela manhã. Para testes que tem ingestão de açúcares, como Glicose, Lactose, Sacarose ou Xilose, há necessidade de jejum de pelo menos 6 horas. Lembre-se que água não quebra o jejum e no caso de crianças poderá ser oferecida à vontade.